APRESENTAÇÃO
Com tantas mudanças no mundo e na sociedade, é natural que o homem se transforme e por consequência as formas de educar, transmitir o conhecimento também evoluem junto à sociedade.
A grande rapidez é quantidade de informações de todos os gêneros e tipos, ocasionou uma mudança na forma como se aprende e se interpreta o mundo. A sociedade atual pensa diferente das gerações dos seus pais e avós, isso acontece por entendermos o que o ser humano vive com constantes mudanças.
Diante disso, é natural que o sistema de ensino necessite de modificações metodológicas para atender a nova sociedade. Por sermos seres reflexivos e distintos, diferentes perspectivas e pedagógicas são necessárias para servirem de caminho para o aprendizado.
Entendendo essas necessidades de evolução no sistema de educacional, este e-book trouxe dezessete temas que vão dar avanço e uso das tecnologias da educação, do papel do gestor no ambiente educativo, do ensino da matemática para os jovens da sociedade atual a inclusão de alunos com deficiência além de diversos outros temas emergentes diálogos atuais imprescindíveis para alcançar aprendizagem significativas.
No capítulo um, “Práticas Pedagógicas E Recursos Didáticos No Contexto Da Educação Matemática Com Ênfase Nas Tecnologias Digitais”, nos traz sobre a relevância da Educação Matemática no contexto educacional, destacando seu papel crucial no desenvolvimento cognitivo e intelectual dos indivíduos.
No capítulo dois, “Formação De Professores Em Educação Matemática Com Ênfase Em Tecnologias Digitais: Desafios E Estratégias”, traz uma investigação sobre a formação de professores de Matemática com foco na integração de tecnologias digitais, incluindo softwares de programação, na Educação Básica.
No capítulo três, “Modelo Dos Campos Semânticos E Educação Matemática”, tem como objetivo explorar a integração do Modelo dos Campos Semânticos (MCS) na educação matemática, com foco na Educação Financeira Escolar, incluindo a aplicação do MCS na Educação Financeira, análise epistemológica com base no MCS e a discussão de métodos de leitura de produção de significados com referência ao MCS.
No capítulo quatro, “A Gestão Escolar e a Qualidade Do Ensino” demonstra a importância da gestão escolar e a qualidade do ensino, citando as políticas públicas adotadas que visam a qualidade em detrimento da quantidade destacou-se a importância do envolvimento de todos neste processo democrático.
No capítulo cinco, “A Tecnologia E Os Jogos Como Aliados No Ensino Da Matemática Do Ensino Fundamental II”, traz o uso dos jogos enquanto aliado da tecnologia como ferramenta lúdica para a aprendizagem da matemática no Ensino Fundamental II, pontuando a Era da Informática.
No capítulo seis, “Compreendendo A Dislexia e o TDAH: Impactos No Desenvolvimento Do Aluno E Estratégias De Suporte”, aborda sobre os distúrbios de aprendizagem notados no contexto escolar, e um número significativo de estudantes com este diagnóstico. A dislexia é um transtorno de aprendizagem que afeta a leitura, escrita e soletração, enquanto o TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) está relacionado à dificuldade de concentração e hiperatividade.
No capítulo sete, “As Contribuições Das Tecnologias Digitais Da Informação E Comunicação (TDICS) para A Psicopedagogia No Processo De Ensino-Aprendizagem”, tem como propósito explorar a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no âmbito da aprendizagem, adotando uma perspectiva psicopedagógico, as mesmas, englobam recursos tecnológicos, tais como computadores, smartphones e tablets, que desempenham um papel significativo na educação, aprimorando as estratégias de ensino e contribuindo para o desenvolvimento da infraestrutura educacional.
No capítulo oito, “Educação Infantil Suportes, Fundamentos E Práticas Para A Inclusão De Crianças Deficientes” propõe-se a apresentar a educação no contexto das políticas públicas nacionais atuais, em uma abordagem sobre Educação Infantil destacando o processo inclusivo para as crianças com deficiências e como a escola pode interferir positivamente no desenvolvimento dessas crianças.
No capítulo nove, “A Integração De Tecnologia No Currículo Escolar: Metodologias Ativas E Interatividade Na Educação”, o objetivo principal foi analisar como esses elementos se entrelaçam e influenciam a qualidade da educação.
No capítulo dez, “Promovendo A Qualidade Na Educação: Princípios E Estratégias Para Instituições Escolares” aborda a gestão da qualidade na educação, explorando as dimensões fundamentais da qualidade institucional e os princípios que norteiam a promoção da qualidade em instituições escolares, com o objetivo de fornecer uma visão sobre como a qualidade na educação pode ser alcançada, considerando a diversidade de fatores que a compõem.
No capítulo onze, “Gamificação Com O Uso Do Kahoot! Utilização De Quizzes Em Sala De Aula No Ensino Fundamental I”, descreve uma experiência de aplicação da gamificação com o uso da plataforma Kahoot! como ferramenta pedagógica para alunos do Ensino Fundamental I durante a pandemia de COVID 19. Investigando seus benefícios e desafios, este estudo fornece insights sobre o potencial da gamificação na educação online.
No capítulo doze, “Melhoria Da Educação: Enfoques E Desafios Na Administração Da Excelência Em Instituições De Ensino”, o artigo explora a relevância da qualidade na educação, conceituando-a como um constructo multifacetado que transcende a mera transmissão de conhecimento.
No capítulo treze, “O Efeito, As Direções E Abordagens Dos Recursos Multimídia Na Educação Para Uma Aprendizagem Imersiva E Individualizada”, traz a luz, os recursos multimídia que representam um valioso instrumento pedagógico para enriquecer a prática docente em sala de aula, desde que sejam empregados de maneira apropriada.
No capítulo catorze, “A Aprendizagem Colaborativa E A Taxonomia De Bloom No Contexto Virtual”, elucida sobre um ambiente escolar que é composto por desafios que perpassam o mero ambiente formal de sala de aula.
No capítulo quinze, “A Inserção Da Metodologia Ativa Na Educação Desafios Enfrentados e o Perfil do Professor do Século XXI”, o objetivo deste trabalho é buscar respostas para estes questionamentos, além de explorar a metodologia ativa “Sala de aula invertida”. No capítulo dezesseis, “O Papel Da Inteligência Artificial No Ensino A Distância”, tem por objetivo refletir sobre a inserção da inteligência artificial (IA) na educação, evidenciando sua importância na aprendizagem dos estudantes, associada a temática do ensino a distância (EAD).
No capítulo dezessete, “A Importância Das Mídias Digitais Na Educação, Seu Modo De Uso E Impacto No Contexto Educacional”, identifica o impacto das mídias digitais na educação, evidenciar o seu modo de uso no âmbito educacional, destacando sua relevância e as diferentes possibilidades de uso na educação.
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