RESUMO
Este estudo aborda a implementação da metodologia de instrução entre pares no ensino fundamental, utilizando-se tanto de ambientes presenciais quanto online, com o apoio de tecnologias educacionais modernas. O problema central investigado é a integração eficaz de métodos ativos de aprendizagem em um contexto educacional amplamente influenciado pelas tecnologias digitais. O objetivo geral é analisar como a instrução entre pares pode otimizar o ensino e aprendizagem, fomentando uma interação mais significativa entre os alunos. A metodologia adotada incluiu uma revisão da literatura e análise de relatos de experiências práticas, destacando-se o uso de plataformas como Edmodo, WordPress e Twitterpara facilitar a comunicação e colaboração. Os resultados indicam que a instrução entre pares eleva a participação dos alunos e aprofunda a compreensão de conceitos, embora desafios relacionados à capacitação docente e resistência às mudanças metodológicas persistam. Conclui-se que a instrução entre pares é uma estratégia valiosa para criar ambientes de aprendizagem mais interativos e engajadores, recomendando-se investimentos contínuos na formação de educadores e na integração de tecnologias educacionais.

Leia o artigo completo (clique aqui)