Políticas e práxis em educação profissional

RESUMO

Este estudo abordou os desafios e perspectivas da educação profissional e tecnológica no Brasil, com foco na análise das políticas públicas e suas implementações desde a LDB/1996 até a CONAE 2014. O objetivo geral foi compreender como as políticas públicas influenciam as práticas educacionais na educação profissional e tecnológica, identificando os principais desafios enfrentados e as possíveis direções futuras. A metodologia adotada foi a revisão de literatura, que permitiu a coleta e análise de dados a partir de fontes secundárias, incluindo artigos, documentos oficiais e trabalhos acadêmicos relevantes ao tema.Os resultados indicaram que, apesar dos avanços significativos na legislação e nas políticas públicas, existem desafios persistentes relacionados à atualização curricular, formação docente, integração com o setor produtivo e promoção da inclusão social. As considerações finais destacaram a importância de um alinhamento efetivo entre as demandas do mercado de trabalho, as necessidades sociais e os objetivos educacionais, sugerindo a necessidade de políticas e práticas educacionais mais flexíveis, inovadoras e inclusivas.

 

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