RESUMO
O artigo aborda o desenvolvimento de currículos inovadores que incorporam metodologias ativas e uso de tecnologia, visando promover uma aprendizagem mais personalizada, interativa, significativa e engajada. Nesse viés, metodologias ativas, como Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) e Sala de Aula Invertida, colocam o aluno no centro do processo educacional, incentivando uma participação mais ativa e reflexiva e desenvolvendo seu protagonismo. O objetivo é analisar a implementação dessas metodologias e os desafios enfrentados pelos educadores na adoção eficaz das tecnologias digitais. Ferramentas digitais, como plataformas de aprendizagem online, realidade aumentada e inteligência artificial, oferecem experiências imersivas e personalizadas. Entretanto, a eficácia dessa integração depende da preparação e da disposição dos educadores para adotar essas inovações, necessitando de capacitação contínua e investimentos em infraestrutura tecnológica adequada. Nesse sentido, os principais benefícios incluem maior motivação dos estudantes e a criação de ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e interativos. No entanto, a pesquisa identifica desafios significativos, como a importância do uso equilibrado delas pelos educadores. Para superar esses desafios, é necessário um esforço conjunto de educadores, instituições e políticas públicas, garantindo acesso equitativo às novas ferramentas. Sendo assim, a pesquisa conclui que a tecnologia enriquece o processo educacional, desenvolvendo habilidades essenciais como pensamento crítico, criatividade e colaboração. Ademais, este estudo contribui para a compreensão de como integrar eficazmente a tecnologia nas metodologias ativas, destacando a importância de uma abordagem estratégica e planejada. Assim, fornece uma visão abrangente sobre os benefícios, desafios e oportunidades da integração tecnológica, contribuindo para práticas pedagógicas mais adaptadas às necessidades da sociedade contemporânea.
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