RESUMO
Este estudo aborda o desafio de modernizar o processo educacional para preparar os alunos para um futuro marcado pela tecnologia, explorando a integração de programação e robótica no currículo escolar como meio para desenvolver competências técnicas e socioemocionais. O problema investigado foca na necessidade de adaptar as práticas educacionais às demandas do século XXI, questionando como essas tecnologias podem ser efetivamente incorporadas ao ensino. O objetivo geral visa entender as potencialidades dessa integração para renovar o ensino, promovendo um aprendizado alinhado às exigências contemporâneas e futuras, além de avaliar seu impacto no engajamento dos alunos. A metodologia adotada inclui a análise de literatura pertinente, com destaque para estudos que documentam iniciativas bem-sucedidas de integração de tecnologias educacionais inovadoras. Osresultados indicam um aumento no interesse dos alunos, desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, pensamento crítico, e colaboração, sugerindo que a programação e robótica podem significativamente transformar o currículo, tornando-o mais relevante. As considerações finais reforçam a importância de atualizar as práticas pedagógicas, incluindo essas tecnologias como parte essencial do currículo, para uma educação que prepare os alunos para os desafios futuros.
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