Personalização do ensino: o papel das tecnologias adaptativas na educação individualizada

RESUMO

Esta revisão bibliográfica abordou o problema da personalização do ensino e o papel das tecnologias adaptativas na educação individualizada. O objetivo geral foi analisar como as tecnologias adaptativas podem ser integradas ao processo educativo para promover um ensino personalizado, atendendo às necessidades individuais dos alunos e melhorando a eficiência da aprendizagem. A metodologia adotada envolveu a revisão de literatura, com foco em artigos científicos, livros e relatórios de pesquisa relevantes ao tema. Os resultados indicaram que as tecnologias adaptativas, aliadas a metodologias ativas e práticas educativas inovadoras, são eficazes na promoção de um ensino mais personalizado. No entanto, a implementação dessas tecnologias enfrenta desafios, como a necessidade de infraestrutura adequada e treinamento de professores. A análise destacou a importância de práticas educativas que integrem tecnologias adaptativas para um ensino mais flexível e centrado no aluno. Concluiu-se que, apesar dos desafios, as perspectivas para a integração bem-sucedida de tecnologias adaptativas são promissoras, podendo contribuir significativamente para uma educação mais inclusiva e eficaz.

 

Leia o artigo completo (clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima