RESUMO
Este estudo abordou a questão crítica da acessibilidade digital em plataformas de aprendizagem online, visando identificar barreiras que impedem o acesso igualitário à educação a distância e propor soluções viáveis para tornar esses ambientes mais inclusivos para todos os usuários, independentemente de suas capacidades físicas ou cognitivas. A pesquisa adotou uma metodologia de revisão bibliográfica rigorosa, onde foram examinados diversos estudos de caso e literatura relevante sobre acessibilidade digital, design universal e inclusão educacional. Os resultados da análise evidenciarambarreiras, que vão desde desafios técnicos, como a falta de compatibilidade com softwares de leitura de tela e interfaces não intuitivas, até a falta de conscientização e compreensão sobre a importância da acessibilidade por parte de desenvolvedores de plataformas e conteúdo educacional. A necessidade de integrar práticas de design universal nas etapas iniciais de desenvolvimento das plataformas foi fortemente enfatizada, assim como o desenvolvimento e a implementação de políticas inclusivas que garantam oacesso igualitário à educação para pessoas com deficiência. As considerações finais do estudo destacaram a importância de uma abordagem colaborativa e multidisciplinar, envolvendo desenvolvedores, educadores, usuários com deficiência e especialistas em acessibilidade, para promover a criação e manutenção de ambientes de aprendizagem digital verdadeiramente acessíveis. Essa colaboração é vista como essencial para superar as barreiras existentes e promover uma educação a distância que seja efetivamente inclusiva, garantindo que todos os alunos, independentemente de suas limitações, possam se beneficiar das oportunidades oferecidas pela educação online.
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