APRENDIZAGEM COLABORATIVA E CULTURA MAKER: INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO

RESUMO

Hoje, o cenário educativo é transformado pela presença de estratégias pedagógicas contemporâneas, adaptadas às necessidades de uma sociedade que se transforma sem cessar. As estratégias de destaque incluem a aprendizagem baseada na colaboração e a abordagem Maker, ambas essenciais para impulsionar a inovação educacional. A aprendizagem colaborativa é fundamentada na noção de que o conhecimento é construído coletivamente, com estudantes unindo esforços para descobrir e resolver desafios, facilitando assim a partilha de conhecimentos e o aprimoramento de competências sociais. Por outro lado, a abordagem Maker incentiva os alunos a se engajarem como produtores ativos. Este estudo visa investigar como a aprendizagem colaborativa e a cultura Maker influenciam a renovação dos processos educativos, analisando o modo como essas práticas revolucionam o ensino. Tem como objetivos específicos avaliar como as práticas educativas ativas reformulam o ensino e a aprendizagem, redefinindo o papel dos educadores como orientadores e dos estudantes como participantes proativos em sua jornada de aprendizagem; examinar de que maneira o movimento Maker revitaliza a educação ao colocar os alunos no centro do processo de aprendizagem; e investigar o impacto da implementação da cultura Maker nas escolas para a transformação educacional. O intuito é fornecer uma análise abrangente sobre oimpacto dessas abordagens no ambiente de ensino, sublinhando a relevância de táticas inovadoras que preparam tanto educadores quanto alunos para superar os obstáculos de um mundo em constante evolução. Por meio de estudos quantitativos e de revisão literária, este trabalho busca contribuir de maneira significativa para o refinamento das metodologias de ensino atuais.

 

Leia o artigo completo (clique aqui)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Follow by Email
Instagram
Rolar para cima