RESUMO
Esta pesquisa explorou como a integração da tecnologia na educação pode facilitar a inclusão de estudantes com necessidades especiais. O foco foi identificar e avaliar estratégias digitais que promovam a inclusão desses estudantes, considerando tanto ferramentas assistivas quanto práticas educacionais. Utilizou-se como metodologia a análise de conteúdo de publicações selecionadas para entender melhor a convergência entre tecnologia, educação e inclusão. Os achados da pesquisa sugerem um impacto positivo significativo das tecnologias digitais na acessibilidade e na personalização do ensino para estudantes com necessidades especiais. Observou-se a relevância de ferramentas assistivas e abordagens educacionais inovadoras, como gamificação e o modelo de sala de aula invertida, para promover ambientes de aprendizagem mais inclusivos. Contudo, enfrentam-se obstáculos, como a necessidade de treinamento contínuo para os educadores e mais estudos sobre a aplicabilidade das tecnologias em variados contextos de deficiência. As conclusões enfatizam o imperativo da adoção constante de tecnologias digitais no âmbito da educação especial, sublinhando a importância de práticas de ensino inclusivas e do desenvolvimento profissional dos docentes.
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