RESUMO
Este estudo abordou o problema da adequação da formação docente e das práticas pedagógicas às demandas contemporâneas da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O objetivo geral foi analisar como a formação dos educadores e suas metodologias de ensino podem ser aprimoradas para melhor atender às necessidades do mercado de trabalhoe dos estudantes. A metodologia adotada consistiu em uma revisão de literatura, centrando-se na análise de estudos publicados que discutem competências requeridas para docentes na EPT, metodologias ativas de aprendizagem e o papel da tecnologia na educação. Os resultados indicaram que a formação contínua dos docentes e a implementação de práticas pedagógicas inovadoras são essenciais para promover uma aprendizagem significativa e relevante. Foi destacada a importância da integração entre teoria e prática, além da necessidade de atualização constante dos professores diante das rápidas mudanças tecnológicas. As considerações finais enfatizaram a necessidade de políticas educacionais que valorizem a formação docente e incentivem a adoção de metodologias que fomentem a autonomia e o engajamento dos alunos.
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